Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> PÁGINA POLICIAL >> Salgueiro: prefeito confirmou uso de água da Transposição

Salgueiro: prefeito confirmou uso de água da Transposição

A Polícia Federal confirmou, na manhã desta quarta-feira (18), as irregularidades do material de bombeamento de água que foi instalado para desviar o líquido da Transposição do Rio São Francisco para o sítio Mulungu, do prefeito de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, Clebel Cordeiro (MDB). O político foi preso nessa terça-feira (17) em flagrante.

De acordo com a PF, responsável pela operação, Clebel Cordeiro praticava invasão na barragem para retirar a água ilegalmente em benefício próprio, por meio de bombas elétricas.

No interrogatório, o prefeito confirmou a utilização da água da barragem Mangueira, mas disse não ter conhecimento de que a retirada, bem como o uso, eram proibidos. Clebel ainda afirmou usar a água para regar as plantações de maracujá, manga e limão. No entanto, o gestor de Salgueiro negou que tenha invadido as terras da União, visto que, segundo ele, houve um processo de desapropriação da barragem antes das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Segundo a PF, o prefeito foi autuado pelos crimes de ocupação de terras do governo indevidamente (pena de 6 meses a 3 anos de detenção) e por furto de água (pena de 1 a 4 anos de reclusão).

Clebel Cordeiro deverá, ainda nesta quarta-feira, ser encaminhado para realizar Exame de Corpo de Delito no IML – Instituto de Medicina Legal para, em seguida, ser levado para a audiência de custódia na qual será decidida pela confirmação da prisão preventiva ou se será liberado para responder o processo em liberdade. (LeiaJá)

Bomba utilizada para desviar água da transposição para o sítio do prefeito de Salgueiro — Foto: Polícia Federal / Divulgação

Compartilhar nas redes