Pernambuco soma 310 assassinatos em fevereiro. Média de 10,6 por dia

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que 310 mortes violentas intencionais foram registradas em Pernambuco em fevereiro de 2024. Houve uma queda de 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 313 vidas foram perdidas. Mas, como se tratam de dados preliminares, os números do mês passado ainda podem aumentar.

A redução registrada em fevereiro só foi possível graças à queda dos assassinatos na Zona da Mata. As outras regiões do Estado tiveram aumento das mortes, como mostram as estatísticas analisadas pelo JC.

Em fevereiro deste ano, 47 pessoas foram mortas na Zona da Mata. A redução foi de 37,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando 75 ocorrências foram somadas pela polícia.

A Região Metropolitana do Recife segue chamando atenção pelo altos números da violência. No mês passado, 150 assassinatos foram contabilizados. No mesmo período de 2023, foram 139. Aumento de 7,9%. 

No Agreste, 76 pessoas foram mortas em fevereiro. Crescimento de 15,15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 66 assassinatos foram somados pela polícia na região.

Por fim, no Sertão, também houve aumento dos crimes contra a vida. Ao todo, 37 mortes foram registradas. Quatro a mais do que em fevereiro de 2023. O aumento foi de 12,12%. 

Quando se fala em mortes violentas intencionais, como elas atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.

LATROCÍNIO DE TURISTA

O latrocínio (roubo seguido de morte) do turista carioca Talles do Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, foi um dos destaques da violência no mês de fevereiro.

A vítima saiu da festa Carvalheira na Ladeira, em Olinda, e seguiu para Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde iria encontrar amigos em um bar. Na Avenida Domingos Ferreira, perto do local, ele sofreu a abordagem criminosa na madrugada do dia 14.

Segundo a Polícia Civil, Talles teria reagido e acabou atingido com uma facada na região do tórax. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito do crime, cujo nome não foi revelado, foi preso dias depois. Ele teria dito à polícia que o celular roubado do turista foi vendido por R$ 200.

NO ACUMULADO DO ANO, AUMENTO DE 10,96% NAS MORTES

Apesar da leve redução em fevereiro, as mortes violentas cresceram no acumulado do ano. Ao todo, 668 vidas foram perdidas nos dois primeiros meses de 2024. O aumento foi de 10,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 602 pessoas foram assassinadas.

No final de janeiro, após realizar trocas no comando da Polícia Militar e na chefia da Polícia Civil, a governadora Raquel Lyra passou a realizar reuniões semanais de monitoramento dos números da violência – uma cobrança que vinha sendo feita pela oposição desde o início da gestão, em 2023.

Na semana passada, inclusive, representantes do Poder Judiciário foram convocados para o encontro, que discutiu medidas para agilizar o julgamento de processos criminais e diminuir a impunidade.

O programa Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% nas mortes violentas intencionais até o final de 2026, tendo como base os números de 2022.

Do Ronda JC

Compartilhar nas Redes