Mulher com síndrome do ovário policístico assume sua barba

Em um esforço para empoderar outras pessoas, uma jovem mulher que tem uma barba devido a um transtorno hormonal, decidiu parar de esconder seus pelos faciais.

Alma Torres, fotógrafa de 24 anos do Bronx, em Nova Iorque, foi diagnosticada com síndrome do ovário policístico (SOP) quando tinha 16 anos. O transtorno pode causar ciclos menstruais irregulares, acne, ganho de peso, infertilidade, e crescimento excessivo dos pelos corporais. No caso de Alma, surgiu a barba.

“Eu já fui chamada de ‘feia’ e já me disseram que eu deveria ‘me matar,’” disse ela ao Daily Mail. “As pessoas já me falaram ‘vá depilar o seu rosto’ e me chamaram de ‘câncer.’” Ela acrescenta que sempre recebe críticas e comentários maldosos na Internet, e quando as pessoas tentam tirar uma foto sua na rua, “eu só sorrio e dou risada. Eu sei que não é nada demais, então não ligo”.

Em agosto do ano passado, Alma decidiu parar de fazer a barba e aceitar a sua aparência. Ela tem o apoio de Taylor, seu namorado há cinco anos. O jovem de 22 anos não apenas acredita que os pelos faciais de sua namorada são “belos” e “naturais”, mas também ajuda Alma em sua rotina de beleza, removendo os pelos rebeldes.

“Eu contei a Taylor sobre a minha barba quando começamos a namorar,” disse Alma ao Daily Mail. “Naquela época, eu raspava a barba, então havia momentos em que ele me via frustrada e me ajudava nisso. Quando eu comecei a ficar mais velha, olhei para ele e perguntei, ‘Amor, e se eu deixar minha barba crescer? Isso iria incomodá-lo?’ A resposta dele foi ‘Não, são apenas pelos. É algo normal.’”

Taylor falou sobre sua namorada para o Daily Mail: “Ela é linda para mim, e sua barba não a define. São apenas pelos, e eles não têm nada a ver com a forma como uma pessoa se sente … o que está dentro de nós é o que importa. É algo natural e não há nada de errado com isso”.

Alma, que não respondeu aos pedidos site para comentar este artigo, não é a única mulher com SOP que pretende erradicar o estigma envolvendo esta síndrome. Harnaam Kaur, uma modelo britânica de 25 anos detentora do recorde do Guinness Book por ser a mulher mais jovem a ter uma barba completa, trabalha para promover a aceitação corporal e a autoestima desde que decidiu parar de se barbear quando tinha 16 anos.

Compartilhar nas Redes