Educação de Flores: nota vergonhosa!

Pesquisa do TCE aponta que o município de Flores está entre boa parte dos municípios pernambucanos que têm problemas na alfabetização.

A educação do governo Marconi Santana alcançou nota 3,0, e foi classificada com status de “crítica”, pelo Tribunal. A vizinha, Carnaíba, conseguiu nota 9,0. As notas atribuídas vão de 0 a 10.

O Índice de Compromisso com Alfabetização, elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (ICA/TCE-PE), destacou que a educação de Flores apresenta um baixo desempenho educacional. A pesquisa, realizada pela primeira vez pelo tribunal, é utilizada para medir o compromisso com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental (6 a 7 anos).

O município de Flores, portanto, está longe de alcançar o status de “bom”, com nota acima de 9.0, e não conseguiu atingir as metas dos cinco eixos da educação: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos. Carnaíba e Igarassu também chegaram ao nível, com notas entre 9 e 10, respectivamente.

Denominado “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho se baseou em informações fornecidas pelos 184 municípios pernambucanos, cujo resultado está consolidado em um painel interativo no qual o cidadão pode conhecer a situação de seu município e fazer sugestões na temática. Veja aqui:
https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/96d1e633-f420-4188-a42e-416e3c26bbe2/page/p_0ka7z7kv9c

Cada município recebeu uma nota de 0 a 10, de acordo com a análise da documentação comprobatória para cada eixo enviada ao TCE-PE. A partir disso, foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9).

Compartilhar nas Redes