Aulas da Rede Estadual de PE começam nesta segunda (05) para cerca de 460 mil estudantes

O ano letivo de 2024 começa nesta segunda-feira (05) para os mais de 460 mil estudantes matriculados nas 1.058 escolas da Rede Estadual de Pernambuco. O Estado inicia as aulas com o tema “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”, que vai nortear as atividades pedagógicas ao longo do ano nas unidades de ensino.

Os estudantes da Rede Estadual de Ensino vão começar o ano letivo de 2024 recebendo kit escolar e fardamento. Pela primeira vez, serão disponibilizados kits escolares diferentes para cada etapa de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, de acordo com suas rotinas e especificidades.

O kit escolar é composto por caneta, lápis, borracha, régua, giz de cera, pincel, cola, tesoura, caderno, além de itens inéditos, como caixa de lápis de cor com diversos tons de pele, que irão auxiliar os estudantes nas atividades diárias. O total para distribuição em 2024 é de 476.320 conjuntos; um investimento de R$ 43,8 milhões.

Além disso, cada estudante receberá duas fardas novas ao longo do ano letivo. Ao todo, serão distribuídas, prioritariamente aos alunos novatos, 326.206 peças, orçadas em R$ 3,5 milhões; os veteranos receberão no decorrer do ano.

Ao longo do dia, os estudantes recebem uma ação ambiental ao realizar um plantio simbólico de mudas. A ação é fruto da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e faz parte do projeto “Plantar Juntos”, que tem o objetivo de realizar palestras, oficinas ou ações pedagógicas multidisciplinares que trabalhem a importância da preservação da biodiversidade e os elementos naturais. O tema deste ano é “Educação no Plantar Juntos: cultivando a identidade cultural e ambiental brasileira”.

Compartilhar nas Redes