Lula vem a Pernambuco nesta sexta-feira anunciar retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima

O presidente Lula estará em Pernambuco na próxima sexta-feira (15). Ele cumprirá agendas no Recife e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, na Região Metropolitana.

A informação foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira (13) pelo senador Humberto Costa (PT).

“O presidente Lula acaba de nos confirmar que estará nesta sexta (15), em Pernambuco. Vai anunciar a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima. Mais de R$ 6 bi em investimentos, mais de 40 mil empregos diretos e indiretos gerados. O Brasil voltou”, comentou o senador.

Na refinaria, os preparativos para a passagem de Lula já estão a todo o vapor desde o início desta semana. Um palanque já foi montado para que o presidente e apoiadores possam discursar aos presentes.

A retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, paradas desde 2015, fazem parte do pacote de ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal.

O programa prevê a conclusão dos trens 1 e 2 da Rnest e da Unidade de Abatimento de Emissões (Snox).

Além da contribuição para a produção nacional, é estimada a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos para fazer frente a estas obras.

A Refinaria está localizada em Ipojuca, Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape, distante 45 km de Recife. O Trem 1 está em operação desde dezembro de 2014.

O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027 e com essa implantação, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados.

“O presidente vai garantir a retomada de investimentos da Petrobras em Pernambuco, que vão garantir também mais empregos. É o governo Lula garantindo que o nosso estado volte novamente a ter um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, destacou o senador.

Lula também deve aproveitar a passagem por Pernambuco para participar da solenidade de entrega dos habitacionais Encanta Moça, no bairro do Pina, no Recife. A obra foi financiada pelo projeto Minha Casa Minha Vida, com recursos federais.

Do JC 

Compartilhar nas Redes