Primeiros casos do novo coronavírus são confirmados em Pernambuco, diz Secretaria de Saúde

Dois casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram confirmados em Pernambuco, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (12). Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19, doença causada pelo vírus.

Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde (MS) confirmou 52 casos da infecção no país. Depois da divulgação do boletim, a Bahia divulgou que seu terceiro caso foi confirmado e, em São Paulo, o Hospital Albert Einstein confirmou mais 16 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Ainda no fim da noite da quarta, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou que mais dois casos foram confirmados. Com isso, o total de confirmações no país pode ser de 73 casos.

Os detalhes dos pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus em Pernambuco não foram divulgados pela Secretaria de Saúde até a última atualização desta reportagem. O governo estadual informou que ambos os casos são importados, não havendo contaminação local entre pacientes.

Além de Pernambuco, ao menos oito estados e o Distrito Federal já confirmaram casos da infecção. Nesta quinta-feira (12), foi publicada uma portaria do Ministério da Saúde que define como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar a pandemia no país.

Entre o dia 25 de fevereiro e 11 de março, foram 39 casos notificados como suspeitos pelo governo de Pernambuco, sendo que 22 deles foram descartados até a quarta. Os dados desta quinta (12) ainda não foram divulgados.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os pacientes considerados suspeitos têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Estados Unidos e Israel.

Compartilhar nas Redes