O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (29), que o Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo consta no Painel de Arboviroses, foram 4.127.571 casos nas primeiras dezesseis semanas deste ano, uma taxa inédita na história. Para efeito de comparação, na mesma época do ano passado, o país somou 902.174 diagnósticos da doença.
A nova atualização do Ministério da Saúde também informa que 1.937 mortes em decorrência da dengue foram confirmadas, enquanto 2.345 seguem em investigação. Em 2023, considerando o mesmo período, a pasta contabilizava 620 óbitos.
Os números surpreendem a previsão do próprio Ministério da Saúde. Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde da pasta, Ethel Maciel, afirmou que a expectativa do governo federal era de alcançar 4,2 milhões de casos até o fim deste ano. A marca pode ser superada ainda em maio.
Emergência
Atualmente, os estados com emergência sanitária por dengue são: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Na cidade de São Paulo, inclusive, todos os bairros estão sofrendo com epidemia de dengue, informou a Prefeitura, nesta segunda-feira.
(IG)