Dia Mundial da Água é marcado por ações de conscientização em Pernambuco

Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, Pernambuco tem motivos de sobra para buscar a conscientização da população sobre a importância de economizar esse bem. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), há 49 barragens zeradas ou operando com menos de 10% da capacidade total do reservatório e, dos 184 municípios do estado, 126 estão em estado de emergência por causa da seca. Diante dessa situação, evitar o desperdício através de pequenas ações pode fazer a diferença.

De acordo com o biomédico Agenor Jácome, o racionamento de água pode ser feito através da diminuição do tempo do banho e do controle de vazamentos em casa. “Também é importante reutilizar água para descarga, por exemplo, mas é importante que o reuso não seja para consumo humano”, esclarece.

O reuso é uma das opções adotadas pela diarista Deise Juliana, que mora em Caruaru, no Agreste. “Depois que lavo a roupa, sempre utilizo a água para lavar o chão”, explica. Preocupada com o racionamento de água nos próximos 21 dias, ela também reforça para a família a necessidade de equilibrar o consumo. “Sempre aviso para demorarem menos tempo no banho”, comenta.

Apesar de a reserva de água em baldes ser uma das opções mais utilizadas para armazenar água em locais onde há racionamento, o biomédico explica que é preciso estar atento para não atrair o mosquito Aedes aegypti. “É preciso reservar a água com cuidado para que os recipientes não virem criadouros”, alerta.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o dia também é de conscientização para a sociedade. Em Camaragibe, por exemplo, um abraço simbólico de crianças no Açude do Timbi foi uma das formas encontradas pela prefeitura do município para mostrar, logo na infância, a importância da preservação de rios e mares.

Com programação iniciada desde a segunda (20), o Dia Mundial da Água segue norteando ações pelo Grande Recife e em cidades do interior até o sábado (25). A programação inclui cursos, palestras e mutirões de limpeza.

Uma das ações em comemoração à data acontece na quinta (23), na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Santo Amaro, no Centro do Recife. Durante uma cerimônia, o órgão irá ampliar uma parceria com uma indústria pernambucana, firmada há nove anos, para ampliar a coleta de óleo de cozinha e reutilização do resíduo na produção de sabão. Durante a atuação do Programa Mundo Limpo Vida Melhor, já foram coletados mais de 5,5 milhões de óleo, ação que ajudou a preservar cerca de 100 bilhões de litros de água.

Compartilhar nas Redes