Estudantes, professores e autoridades do município assistiram a exposição sobre a Coluna Prestes e entrevistaram a filha de Olga Benário e de Luiz Carlos Prestes.
A historiadora e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Anita Leocádia Prestes, filha dos revolucionários e militantes comunistas Luis Carlos Prestes e Olga Benário, esteve na EREM Joaquim Mendes da Silva, de Carnaíba/PE, na manhã de terça-feira (13), ministrando palestra para estudantes, professores, autoridades políticas, secretários de governo e prefeito do município de Carnaíba, Anchieta Patriota.
A filha do Cavaleiro da Esperança expôs a trajetória da Coluna Prestes como um movimento político, liderado por militares contrários ao governo da República Velha e às oligarquias, abordando detalhes da saga da “Coluna Invicta”, liderada por Prestes, Miguel Costa, Siqueira Campos, dentre outros, que percorreu grande parte do território brasileiro (25 mil quilômetros), entre os anos de1925 e 1927, incentivando a população a se rebelar contra o governo e a elite cafeeira, objetivando derrubar o então presidente Arthur Bernardes e implantar o voto secreto, o ensino fundamental obrigatório e acabar com a miséria e a injustiça sociais no Brasil.
Ao final, a professora doutora Anita Prestes, respondeu as perguntas dos professores, estudantes e convidados, além de autografar livros de sua autoria e posar para fotos.



