O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, declarou à Folha de São Paulo que deseja ter o prefeito do Recife, João Campos, disputando o governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A declaração foi dada no último domingo (10).
A iniciativa seria mais um passo de Siqueira para projetar João Campos como uma liderança nacional. Na última semana, ele lançou a candidatura do pernambucano à presidência nacional do partido.
Siqueira acredita que essa consolidação nacional da imagem de João passa pelos embates majoritários.
“Em qualquer circunstância, eu aconselharia [João a disputar o governo]. Porque acho que a liderança cresce ganhando ou perdendo eleições”, afirmou o presidente pessebista.
O presidente do PSB enxerga em João qualidades que o credenciam para ser um ator político nacional, mesmo que a eleição de 2026 não seja positiva para ele.
Outro fator elogiado por Siqueira é a presença ativa do prefeito nas redes sociais, vista com bons olhos pelo dirigente. Segundo ele, esse “ativo” deve ser aproveitado.
Carlos Siqueira afirmou que a candidatura de João é uma aposta que o partido precisa fazer e apoiar, e que João terá coragem para enfrentar a governadora Raquel Lyra (PSDB) no pleito.
“Eu acho ele muito arrojado. E tem ambição. Na política você precisa de ambição”, apontou.
A declaração dada por Siqueira pavimenta ainda mais o caminho de João Campos em direção à eleição de 2026, embora o prefeito tenha se esquivado do assunto desde as municipais do ano passado.
Mesmo não tendo confirmado que disputará o pleito, o nome dele é dado como certo no pleito do ano que vem, inclusive entre opositores, reforçando o embate direto previsto entre ele e Raquel Lyra.
A disputa entre os dois, a propósito, pautou as eleições municipais em grande parte de Pernambuco em 2024, com o time da tucana levando a melhor, ainda que com uma diferença pequena.
Do JC