Do Ne10
Em périplo pelo Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca mais uma vez em terras pernambucanas nesta quinta-feira (21). O mandatário chega ao Estado para inaugurar mais um trecho do Ramal do Agreste, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco.
No começo da manhã desta quinta, o município ainda tinha movimentação abaixo do habitual em visitas presidenciais. Segundo a repórter Nayara Vila Nova, da TV Jornal Interior, o evento de inauguração será realizado em uma área fora da cidade, que tem um acesso difícil, o que pode influenciar na movimentação. Além disso, a cerimônia não será aberta ao público.
O Ramal do Agreste vai levar a água para a Adutora do Agreste, que vai distribuir a água do São Francisco para 23 municípios na primeira etapa, que está em obras desde 2013.
A obra está sendo executada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com investimento de R$ 1,67 bilhão. Quando pronto, o Ramal terá 70,8 km de extensão e capacidade de vazão de 8 mil litros de água por segundo.
Já a primeira fase da Adutora do Agreste está sendo construída pela Compesa e teve suas obras paralisadas várias vezes devido à falta de repasse de recursos do governo federal, segundo a administração estadual. O MDR, porém, afirma que Pernambuco não investiu dinheiro para fazer a ligação. A primeira etapa da Adutora só será concluída em 2022, caso o governo federal repasse R$ 200 milhões para a conclusão das obras.
Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente foi ao Twitter para falar sobre a expectativa da visita a Pernambuco.
Além disso, o Governo Federal também vai inaugurar na Barragem de Campos a captação definitiva do Ramal de Sertânia, estrutura da Adutora do Pajeú, que pode beneficiar os 35 mil habitantes da cidade sertaneja.
A visita presidencial faz parte de um ciclo de nove viagens ao Nordeste e Minas Gerais, para divulgar a Jornada das Águas. No mesmo dia, o mandatário também cumpre agenda na Paraíba, onde fará também uma visita às obras do Ramal do Apodi.
O ramal do Apodi levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. A obra beneficiará 32 cidades no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e nove no Ceará.
Motociata no Agreste
Na última vez que Bolsonaro veio a Pernambuco, em setembro de 2021, ele participou de eventos sociais e militares no Recife. Na cidade, ele visitou o Quartel do Cabanga, onde conheceu a sede da Orquestra Criança Cidadã e assistiu a uma apresentação musical.
O gestor participou da cerimônia de Passagem de Cargo do Novo Comandante Militar do Nordeste, do General Marco Antônio Freire Gomes para o General Richard Fernandez Nunes. Na capital pernambucana, o presidente também se reuniu com empresários para ouvir as demandas do segmento.
Além disso, o chefe do Poder Executivo nacional marcou presença em uma motociata realizada no Agreste do Estado, que reuniu milhares de pessoas.
Blog Joãozinho Teles Veja as Notícias do Sertão do Pajeú, de Pernambuco, do Brasil e do Mundo!
