Pernambuco celebra o primeiro Dia Estadual do Rádio

Do site Asserpe

Pernambuco celebra nesta terça-feira (06), pela primeira vez, o Dia Estadual do Rádio, data instituída pela Assembleia Legislativa. A proposta nasceu da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), como forma de ter uma data que marque o nascimento do veículo no País.

A data, que será celebra sempre em 6 de abril, relembra a primeira transmissão pelas ondas do rádio registrada no Brasil, que ocorreu no Recife, em 1919, pela Rádio Clube. Só em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fazia sua primeira transmissão oficial.

Para o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), Nill Júnior, trata-se de uma conquista histórica. “É justo que se conte a história correta. Há vasta documentação e vários estudos que atestam que a data oficial do nascimento do rádio no Brasil é 6 de abril de 1919”, afirma.

A transmissão que inaugura a chegada da radiodifusão ao país foi realizada pela Rádio Clube, fundada naquele mesmo dia por jovens que estudavam eletricidade e telegrafia. O acontecimento foi registrado, na época, pelo Jornal do Recife.

“Um dos responsáveis foi o telegrafista Antônio Joaquim Pereira. Isso aconteceu em um estúdio improvisado perto da Ponte D’Uchoa e, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube passou a operar com transmissor de 10 watts, transmitindo seu sinal para todo o Recife”, conta Nill Júnior.

No dia de hoje, emissoras de todo o estado reproduzem um spot institucional da ASSERPE que marca a data, lembrando a pujança do rádio em Pernambuco, que está entre os mais ouvidos do país segundo pesquisa Kantar Ibope.

Compartilhar nas Redes