Onyx Lorenzoni equipara arma a liquidificador ao falar de risco para crianças

Em uma conversa com jornalistas após a cerimônia de assinatura do decreto que flexibilizou a posse de armas no país, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou o grau de perigo para uma criança de um liquidificador com uma arma de fogo.

Ao ser indagado sobre como seria a fiscalização dos cofres — exigência da nova legislação para residências com crianças, adolescentes e deficientes mentais — o ministro ressaltou o cuidado “redobrado” que deveria ser tomado e usou como exemplo um acidente doméstico com um liquidificador. Segundo ele, os riscos da criança ter acesso à arma são resolvidos com “educação e orientação”. Armas II – 15.01

— Quem tem criança pequena, adolescentes ou pessoas com deficiência mental tem que ter um cuidado redobrado com arma. Às vezes a gente vê crianças pequenas que colocam o dedo no liquidificador, ligam o liquidificador vai lá e perde o dedinho. E daí, nós vamos proibir o liquidificador? É uma questão de educação e de orientação. Nós colocamos isso (no texto do decreto) para mais uma vez alertar e proteger as crianças e os adolescentes — afirmou o ministro Onyx.

A existência ou não de um cofre, de acordo com ele, seria declarada pelo próprio requerente da posse:

— O cidadão vai declarar. Se ele disser que tem cofre, tem cofre. Se ele disser que tem um compartimento com tranca, está valendo — explicou.

No final de dezembro, um dia após Bolsonaro anunciar em seu Twitter que assinaria o decreto sobre posse de armas, outro ministro, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, comparou a posse de arma de fogo com a posse de um carro. Na ocasião, ele defendeu que os dois teriam grau de letalidade parecidos e nem por isso se proibia o uso de carros.(G1)

Compartilhar nas Redes