Mais de 50 policiais civis estão com coronavírus em Pernambuco

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) vem a público informar que mais de 50 Policiais Civis já foram contaminados pelo novo coronavírus e entre eles, infelizmente, há casos considerados graves. Esses profissionais estão espalhados por todas as regiões do estado, do litoral ao sertão e até mesmo em Fernando de Noronha, o que revela a gravidade da situação.

Ontem (15), o SINPOL foi informado que três Policiais Civis lotados na Delegacia de Fernando de Noronha foram socorridos para a capital pernambucana com sintomas da COVID-19. A situação foi tão séria que toda a Unidade Policial, além de viatura, procedimentos policiais e objetos apreendidos precisaram passar por um processo de desinfecção, conforme noticiado no próprio instagram da Polícia Civil de Pernambuco – PCPE. (instagram.com/p/B-9uFl7AzB6/).

Como o Sinpol temia e agiu para que não acontecesse – por isso, inclusive, ingressou com várias ações judiciais para resguardar o Policial e a população nesse sentido – as Delegacias e Institutos da PCPE tornaram-se verdadeiros locais de contaminação e disseminação do coronavírus. Todos os servidores que estão nesses ambientes, assim como a população que necessita do trabalho deles “in loco”, estão em risco iminente.

O que nos assusta é que infelizmente não há, ou não parece haver, nenhuma preocupação do Governo do Estado com esses servidores, uma vez que não foi posto à disposição equipamentos de proteção individual para suprir a demanda de todos os trabalhadores Policiais.

O Sindicato dos Policiais Civis lembra que a categoria da segurança pública é o segundo setor que mais se contamina por coronavírus no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. As Unidades Policiais (Delegacias, Departamentos e Institutos) já apresentavam falta de condições para atendimento ao público antes mesmo da COVID-19 e agora enfrenta mais esse problema.

Portanto, o SINPOL vem, mais uma vez, denunciar o descaso com a vida e a saúde dos Policiais Civis e vem solicitar a população pernambucana que não compareça às Delegacias e aos Institutos da PCPE. Somente em casos urgentes e inadiáveis o cidadão deve procurar a Polícia Civil de Pernambuco. O Sindicato dos Policiais Civis também informa que os boletins de ocorrências podem ser registrados pela internet através do site servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/.

Assessoria de Comunicação do SINPOL

Compartilhar nas Redes