Caminhoneiros protestam em Pernambuco pelo terceiro dia consecutivo

Em Pernambuco, o protesto de caminhoneiros contra o aumento do preço do diesel continua em sua terceiro dia consecutivo. Desde a última segunda-feira (21), a categoria realiza manifestações nas rodovias federais de vários estado brasileiros. Nesta quarta-feira (23), há manifestantes nos quilômetros 80 e 143 da BR-316, nas cidades de Ouricuri e Parnamirim e Floresta, no Sertão; no quilômetro 97 da BR-423, em Garanhuns, no Agreste e no quilômetro 142 da BR-428, em Petrolina, também no Sertão.

Além destes pontos, os caminhoneiros já realizaram protestos na BR-101, na BR-232 e na BR-104. Nessa terça (22), a Petrobras anunciou que reduzirá os preços de diesel e gasolina nas refinarias a partir dessa quarta.

Protestos: Os caminhoneiros pedem a redução da carga tributária sobre o diesel. Reivindicam a zeragem da alíquota do PIS/Pasep e Confins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.

Ônibus do Grande Recife: Devido à paralisação dos caminhoneiros, a Região Metropolitana do Recife (RMR) terá menos ônibus nas ruas nesta quarta-feira (23). De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, a medida emergencial foi tomada porque a paralisação começou a comprometer o abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras. O número de viagens, cerca de 26 mil por dia, sofrerá uma redução de 8% no início da manhã.

A frota nas ruas será a mesma utilizada no período de férias de janeiro de 2018. Dos cerca de 2.700 ônibus que circulam diariamente pela RMR, aproximadamente 200 não estarão em operação. Ao longo do dia, o consórcio vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros e poderá adotar outras medidas. (JC Online)

Compartilhar nas Redes