Winter portrait of young beautiful woman covering face with woolen scarf. Closeup of happy girl feeling cold outdoor in the city. Young woman holding scarf and looking at camera."r

Inverno começa hoje (20) com noite mais longa do ano e frio intenso

O inverno de 2025 começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20) e se estende até as 15h19 de 22 de setembro. A estação é marcada por mudanças tanto no clima quanto na astronomia. Nesse horário exato ocorre o solstício de inverno  no hemisfério sul (quando a noite mais longa do ano acontece por conta da inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita). Ao mesmo tempo, o hemisfério norte entra no verão.

Durante o solstício, o Sol parece “parado” no céu, pois sua posição ao meio-dia atinge o ponto mais ao norte ou ao sul, fenômeno que ocorre duas vezes ao ano. Essa variação é o que define as estações. Quem observa o nascer e o pôr do sol pode perceber a diferença de posição ao longo dos dias: nos equinócios, ele nasce no leste e se põe no oeste; nos solstícios, atinge seu afastamento máximo antes de “voltar” gradualmente.

Além do simbolismo astronômico, o inverno no Brasil traz efeitos climáticos importantes. É o período mais seco do ano nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em partes do Norte e Nordeste. Por outro lado, os maiores volumes de chuva tendem a se concentrar no noroeste da Amazônia, no leste do Nordeste e em parte da Região Sul.

Com menos radiação solar, a estação é caracterizada por incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente. Essas ondas de frio fazem as temperaturas caírem significativamente, com médias abaixo de 22 °C no leste das regiões Sul e Sudeste. Esse resfriamento pode causar geadas em estados do Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, além de episódios de neve nas serras do Sul e friagens em Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Outro fenômeno típico da estação são os nevoeiros e a névoa úmida nas manhãs, causados por inversões térmicas. Eles são mais comuns nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e podem afetar a visibilidade em rodovias, regiões serranas e aeroportos.

Vale lembrar que, embora o inverno costume começar no dia 20 ou 21 de junho atualmente, no passado essa data variava entre os dias 21 e 22. Essa oscilação ocorre por conta da diferença entre o ano civil, com 365 ou 366 dias, e o ano trópico, que tem cerca de 365 dias e quase 6 horas. A correção dessa defasagem é feita com os anos bissextos.

Do IG

Compartilhar nas Redes