Procuradoria Geral do Município de ST participa de audiência pública sobre o fim da escala 6×1

O Procurador-Geral do Município de Serra Talhada, Cecílio Tiburtino Cavalcante de Lima, participou na última quinta-feira (09), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), da audiência pública que debateu o “Fim da Escala de Trabalho 6×1”. O evento reuniu representantes da advocacia pública e privada, do sindicalismo, do setor produtivo e da academia para discutir os impactos jurídicos, sociais e econômicos das propostas de emenda constitucional atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que buscam vedar a jornada 6×1 e promover a redução do teto semanal de trabalho.

O tema ganha especial relevância no atual cenário constitucional brasileiro, na medida em que envolve a releitura do art. 7º da Constituição Federal, os limites da atuação do poder constituinte derivado sobre direitos sociais, o princípio da dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho e da livre iniciativa, com repercussões diretas sobre relações contratuais privadas, contratos administrativos executados por particulares e o equilíbrio econômico-financeiro de ajustes celebrados pela Administração Pública.

O Procurador-Geral do Município destacou que “o debate sobre o fim da escala 6×1 transcende a esfera estritamente trabalhista e alcança o núcleo do pacto constitucional brasileiro. Discute-se a densificação do art. 7º da Constituição, a efetividade dos direitos sociais e o próprio conteúdo material da dignidade da pessoa humana no mundo do trabalho contemporâneo. Ao mesmo tempo, impõe-se ao gestor público e ao operador do direito a responsabilidade técnica de avaliar impactos regulatórios, contratuais e econômicos, sobretudo em municípios do interior como Serra Talhada — cidade-polo do Sertão do Pajeú —, onde a economia formal ainda depende de modo expressivo do comércio, dos serviços e do setor produtivo local. A presença da advocacia pública em espaços qualificados de reflexão como este é, mais do que uma escolha, um dever institucional: precisamos dialogar com o mundo do trabalho, com o setor produtivo e com a sociedade civil para construir soluções normativas que conciliem proteção ao trabalhador, sustentabilidade econômica e segurança jurídica.”

A participação do Procurador-Geral em fóruns nacionais e regionais de discussão jurídica reafirma o compromisso institucional da Procuradoria Geral do Município de Serra Talhada com o aperfeiçoamento permanente do debate técnico, com a inserção do Município nas principais arenas de formulação de políticas públicas e com a construção de um ambiente normativo qualificado, que sirva à população serra-talhadense e ao interesse público.

Foto: Divulgação

Compartilhar nas Redes