O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite deste domingo (8). De acordo com fontes do governo federal, o discurso terá sinalizações de um ajuste fiscal no próximo governo.
O teor da fala está sendo calibrado pelos assessores presidenciais, de forma a dosar acenos ao mercado financeiro e ao eleitor, após a campanha prometer a manutenção dos programas sociais.
A equipe econômica tem manifestado a Lula preocupação com a situação do mercado financeiro. Desde a vitória eleitoral do PT, o dólar está em trajetória de alta, zerando as perdas no ano, e a bolsa engatou até ontem seis quedas seguidas, atingindo o menor nível desde janeiro.
Apesar de trazer uma fala esperada de Lula sobre o compromisso com as contas públicas, assessores presidenciais destacam que, na prática, a mensagem é um reforço do discurso oficial do governo: a manutenção das metas fiscais sem cortar direitos, ainda que o mercado financeiro duvide dessa possibilidade.
Para este ano, a meta de superávit fiscal é de 0,25% do PIB. Para 2027, de 0,5% do PIB. Agentes econômicos têm cobrado a revisão da política de valorização real do salário mínimo ou a desvinculação dos reajustes da Previdência Social para fechar as contas. Mas Lula não pretende ceder à pressão e quer um ajuste fiscal que preserve os programas sociais.
SBT News
Blog Joãozinho Teles Veja as Notícias do Sertão do Pajeú, de Pernambuco, do Brasil e do Mundo!
