PSB confirma Geraldo Alckmin como vice de Lula com o PT

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin será o companheiro de chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro.

A indicação de Alckmin como vice de Lula foi formalizada na manhã desta sexta-feira pela direção nacional do PSB.

O anúncio foi feito em evento realizado na manhã de hoje em São Paulo.

Indicação de Alckmin precisa agora ser aprovada pelo PT

A expectativa agora é que o diretório nacional do PT aceite na próxima semana a indicação do ex-tucano como vice de Lula nas eleições deste ano.

Presente no evento, Lula prometeu dedicar-se “de corpo e alma” à aliança e disse “ter certeza” de que seu partido aprovará a indicação.

Ainda que a notícia viesse sendo antecipada por analistas políticos nas últimas semanas, havia dúvidas e ressalvas de observadores de ambos os lados quanto à viabilidade da costura política. Afinal, durante décadas, Lula e Alckmin transitaram pólos opostos do espectro político nacional.

Tucano histórico, Alckmin foi o candidato do PSDB a presidente nas eleições de 2006. Acabou derrotado por Lula no segundo turno.

Alckmin deixou o PSDB no fim do ano passado depois de 33 anos no partido. No início de 2022, o ex-governador paulista anunciou sua filiação ao PSB, dando força a rumores de que se aliaria a Lula iniciados já na época de sua saída do PSDB.

No evento de hoje, Lula minimizou a rivalidade. “Já fui adversário do Alckmin, do José Serra, do Fernando Henrique Cardoso, mas nunca nos desrespeitamos”, disse o ex-presidente.

 

Compartilhar nas Redes