Serviços de energia elétrica e bancários lideram a lista de reclamações do Procon-PE em abril

Procon de Pernambuco (Procon-PE) divulgou, na segunda-feira (15), a lista dos serviços que mais foram alvo de reclamações em abril deste ano. Do total de 2.236 queixas, registradas em todo o mês nas agências do estado, 74 foram sobre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Entre os principais motivos das reclamações contra a concessionária estão a cobrança abusiva ou indevida nas contas de energia.

Foram divulgadas as 10 empresas com mais críticas. Em segundo lugar, ficaram os bancos CBSS e Itaú, cada um com 50 reclamações. As outras colocações são ocupadas por outras instituições financeiras e de telefonia, como a operadora Oi Móvel, que recebeu 48 reclamações, em abril, chegando ao terceiro lugar no ranking. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ficou em quarto lugar, com 47 ocorrências.

Em 2016, o Procon atendeu 28.971 queixas de consumidores, sendo que 944 foram sobre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), primeiro lugar no ranking anual. Em segundo lugar, ficaram as empresas de telecomunicações Telemar – Oi Fixo, que recebeu 761 queixas, e a Oi Móvel, com 522 reclamações para a rede de celular. Em quarta posição, está a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que recebeu 507 reclamações.

Quem deseja abrir uma reclamação no Procon-PE deve comparecer a uma das 59 unidades de atendimento do órgão, levando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso, também, levar documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Confira o ranking das 10 empresas mais reclamadas de abril de 2017:

1º – Celpe – 74 reclamações

2º – Banco CBSS – 50 reclamações

2º – Banco Itau – 50

3º – OI Móvel – 48

4º – Compesa – 47

5º – Telemar – OI Fixo – 44

6º – Motorola – 39

7º – Banco Bradesco – 37

8º – Motorola – 37

9º – Caixa Econômica Federal – 34

10º – Cardif Seguros – 26

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