Baixa Verde: Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha relativa ao Dezembro Vermelho

O MÊS DE COMBATE AO HIV E À AIDS. A lei nº 13.504 de 07 de novembro de 2017 determinou que a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis fosse denominada Dezembro Vermelho. O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, que é celebrado no dia 1º de dezembro. Segundo a lei – A campanha é constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis.

Em dezembro próximo passado o município de Santa Cruz da Baixa Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu na programação das ações de Atenção Básica a Campanha Dezembro Vermelho que abordou a temática da prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A programação contou com panfletagem pelas ruas da cidade, com orientações sobre essas doenças e também informações para minimizar o preconceito que ainda existe em relação ao tema. Também foi realizado um seminário de mobilização, envolvendo agentes multiplicadores (agentes de saúde, professores, equipes de assistência social), objetivando levar as discussões de modo mais amplo, para todos os campos das políticas de educação, saúde e assistência social. Houve orientação nas escolas e palestras nas UBSs, além de produção e divulgação de material por meio digital.

A secretária municipal de saúde, Dra. Carmen Gilda, acompanhou as ações e falou de sua satisfação em poder efetivar essa campanha “Além das ações costumeiras, a secretaria de saúde esteve engajada em atividades de orientação e prevenção. Esse tema é pouco discutido, mas é uma realidade que temos que enfrentar. As pessoas ainda tem muito preconceito sobre HIV/AID, referente às infecções sexualmente transmissíveis, é sempre necessário levar mais informações, para que esses problemas sejam tratados sem nenhum tabu, mas como problemas de saúde pública. Nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo!”, disse a secretária.

Compartilhar nas Redes