Página Inicial >> SANTA CRUZ. B. VERDE >> Baixa Verde: Vice-prefeita Eliete do Icó participa de visita técnica do Sebrae Serra Talhada ao estado da Bahia

Baixa Verde: Vice-prefeita Eliete do Icó participa de visita técnica do Sebrae Serra Talhada ao estado da Bahia

“O secretário municipal de Agricultura, Valdemir Adriano, também participou da ação”

O Sebrae Serra Talhada realizou na semana passada, nos dias 11 a 13 de novembro, uma capacitação técnica no estado da Bahia, mas especificamente na cidade Uauá, a visita se deu na Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) que tem como missão o fortalecimento da agricultura familiar com vista na produção ecológica, economicamente viável e socialmente justa, fundamentado no desenvolvimento local sustentável. Participaram desta capacitação da ação secretários de agricultura e agricultores locais das cidades de Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. Da Capital da Rapadura, participaram a vice-prefeita, Eliete do Icó, o secretário de Agricultura, Valdemir Adriano, a diretora de Meio Ambiente Naiara Gomes, a secretária de Administração Lucimara Rodrigues e a diretora municipal da Adagro, Sheila Ferreira.

Coopercuc foi fundada em 2004, quando mulheres agricultoras rurais de três municípios do Sertão baiano se juntaram nessa tarefa. A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), nasceu da união de 44 mulheres que desejavam organizar sua produção e comercialização. A cooperativa trabalha, especialmente, com produtos oriundos do extrativismo das plantas nativas da caatinga, como por exemplo, o umbu e o maracujá nativo. Doces, geleias, polpas, compotas, caldas para sorvete, vinagre, dentre outros, são produtos que têm grande aceitação no mercado nacional e internacional. A produção respeita os eixos social, ambiental, cultural e econômico. Como estratégia de atingir outros mercados, entrou com o processo de certificação orgânica, em 2006. A certificação garantiu a venda para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) sendo a primeira cooperativa no Brasil a acessar o programa do governo Federal. Essa iniciativa impulsionou a comercialização para o mercado externo.

O maior objetivo desta visita técnica foi o conhecer o potencial do local e da região, pois a política de desenvolvimento aprimora o e consolida a cooperativa, seus cooperados e seus diversos produtos, tais uma mini fabricas de picolés e temperos todo com o diferencial de matéria prima local (caatinga)

O secretário de Agricultura de Santa Cruz da Baixa Verde, Valdemir Adriano, falou da importância dessa visita técnica para o município “Essa visita nos proporcionou, vivenciar experiências inovadoras. Com isso, podemos aprimorar nossa política de desenvolvimento local”, disse.

Em sua fala, a vice-prefeita, Eliete do Icó, falou da sustentabilidade “Precisamos criar um cenário inovador, para ter o desenvolvimento sustentável em nossa cidade. Conhecer e trocar essas experiências, foi muito relevante e importante para todos nós que participamos desta visita.”, pontuou.

Compartilhar nas redes