Página Inicial >> PREFEITURA PETROLINA >> Ministro do Desenvolvimento anuncia investimentos para água e pavimentação em Petrolina

Ministro do Desenvolvimento anuncia investimentos para água e pavimentação em Petrolina

Petrolina, conhecida como terra da irrigação, foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para o lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica. A cidade sertaneja foi visitada nesta quinta-feira (11) pelo ministro Gustavo Canuto, que anunciou com o prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra as metas para levar mais água a todos os brasileiros e ações para conter enchentes em regiões de risco. O objetivo é garantir pelos próximos anos mais de R$ 27 bilhões em obras a exemplo de adutoras, barragens e canais, tendo como prioridade o Nordeste, região com mais projetos previstos.

Na visita, primeiro, o ministro inaugurou uma estação de bombeamento no projeto Pontal, um perímetro na área seca de Petrolina que terá sistemas de irrigação como já ocorre há décadas no projeto Nilo Coelho. Em seguida, Canuto vistoriou as obras de 496 habitações populares em construção através de parceria com a Prefeitura de Petrolina. Por fim, num evento com diversas autoridades, foram lançadas para o Brasil inteiro as metas do Plano de Segurança Hídrica.

Canuto defendeu a necessidade de priorizar a região nordestina, a qual terá obras como o ramal de Entremontes, o Canal do Sertão, a segunda etapa das adutoras do Agreste e Pajeú, entre outros projetos. No discurso, o ministro ressaltou o simbolismo de lançar o plano em Petrolina. “Tive o prazer de conhecer essa potência da irrigação. É uma terra abençoada. O plano é o começo, um norte. Queremos trazer água para toda essa região, este é o objetivo”, resumiu.

Ainda na solenidade, o prefeito Miguel Coelho assinou junto com o ministro uma ordem de serviço para obras de pavimentação em 28 ruas de Petrolina com fundos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Serão beneficiados os bairros do Jardim Petrópolis, Terras do Sul, São Joaquim, Henrique Leite e Fernando Idalino. “A gente fica feliz de contar com essa força política para trazer um ministro para lançar o plano nacional e também anunciar mais obras para nossa cidade. Na próxima semana será a vez da ministra Tereza Cristina, que virá a nossa região e com certeza outros investimentos chegarão junto com sua passagem por Petrolina”, comemorou Miguel Coelho.

Compartilhar nas redes