Telegram volta a ser liberado em todo o Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou a sua decisão proferida no dia 17 de março em que solicitava o bloqueio total do aplicativo de mensagens Telegram em todo o território nacional. Neste domingo (20), ele publicou sua decisão e explicou seus motivos.

“Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022”, explicou Moraes em seu despacho.

O Telegram tinha 24 horas para cumprir diversas determinações judiciais feitas pelo STF para maior controle de disseminação de notícias falsas no aplicativo, conhecido por praticamente não ter nenhum controle sobre o conteúdo veiculado. Por conta disso, o app é usado para diversos crimes, inclusive o de envio em massa de fake news.

7 medidas do Telegram

Os responsáveis pelo Telegram prometeram sete medidas para coibir o uso criminoso do aplicativo: monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil; acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras; capacidade de marcar postagens específicas em canais como imprecisas; restrições de postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação; atualização dos Termos de Serviço; análise legal e de melhores práticas; promover informações verificadas.

Em sua decisão, Moraes também solicitou que o presidente da ANATEL, (Agência Nacional de Telecomunicações), Wilson Diniz Wellisch, seja notificado da decisão. Além disso, também solicitou que todas as operadoras suspendam as ações de bloqueio do app.

(CNN)

Compartilhar nas Redes