Vacina da febre amarela está em falta no Recife

Pernambucanos que irão viajar para áreas de risco de febre amarela devem ficar atentos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou não ter recebido as doses referentes ao mês de abril da vacina, repassadas pelo Governo Federal. No Recife, quem procura a imunização acaba frustrado: as doses não chegam à capital pernambucana desde a semana passada.

A rede pública do Recife recebe, por mês, 2 mil doses da vacina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em março, o Estado repassou 7 mil doses. O aumento não deu conta da procura, que se intensificou após o surto da doença no País. No início de abril, as vacinas chegaram aos poucos: 400 a cada dois dias. O fornecimento, no entanto, foi interrompido no fim da semana passada.

“Março não é um mês de muita procura. A demanda maior fica entre janeiro e fevereiro. Este ano, porém, a demanda está muito grande”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Pernambuco recebe, mensalmente, cerca de 10 mil doses do imunizante. No último dia 23, o Estado teria solicitado uma nova leva da vacina, sem resposta do Ministério da Saúde. Em nota, o órgão federal afirmou ter enviado, entre janeiro e março, 24,2 mil doses da vacina para febre amarela para Pernambuco. Ainda nesta semana, serão enviadas outras 12 mil doses. Cabe ressaltar que Pernambuco não faz parte da Área com Recomendação de Vacina. As doses enviadas para a rotina das áreas sem recomendação são para atender pessoas que se deslocam para regiões onde a vacinação é recomendada.

O Ministério da Saúde enviou, entre janeiro e março, 24,2 mil doses da vacina para febre amarela ao estado de Pernambuco. Nesta semana, serão enviadas outras 12 mil doses da vacina. Cabe ressaltar que Pernambuco não faz parte da Área com Recomendação de Vacina. As doses enviadas para a rotina das áreas sem recomendação são para atender pessoas que se deslocam para regiões onde a vacinação é recomendada.

A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) com recomendação para imunização. Vale destacar que na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os municípios. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada, de forma escalonada, a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar uma dose da vacina ao longo da vida.

Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos. No total, 21,6 milhões de doses extras foram enviadas para cinco estados: Minas Gerais (7,5 milhões), São Paulo (4,78 milhões), Rio de Janeiro (3,9 milhões), Espírito Santo (3,65 milhões) e Bahia (1,9 milhão). Além disso, foram distribuídas, desde janeiro deste ano, 4,4 milhões doses da vacina de rotina para todas as unidades da federação.

Compartilhar nas Redes