Serra Talhada recebe 2.070 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca e mais 690 da CoronaVac

Após receber doses da vacina CoronaVac na semana passada, Serra Talhada recebeu no final da tarde dessa terça-feira (26) 2.070 doses da vacina produzida pela farmacêutica Astrazeneca desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz. A entrega foi confirmada pela XI Geres (Gerência Regional em Saúde), com funcionários posando para fotos ao lado da escolta de policiais militares. Além do anúncio das 2.070 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, a XI Geres anunciou que também recebeu ontem mais 690 doses da CoronaVac.

Conforme plano de imunização determinado pela Secretaria Estadual de Saúde, essas doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz devem ser destinadas à vacinação de idosos a partir de 85 anos com intervalo de até três meses para tomar a segunda dose. Pernambuco recebeu nesta remessa 84 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford. Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a população a partir de 85 anos deve ser priorizada neste momento devido a altas taxas de mortalidade e de internação nos leitos da rede pública de Pernambuco.

“Mais de 2,7 mil pessoas nessa faixa etária morreram no estado. A taxa de mortalidade é muito alta para quem desenvolve Síndrome Respiratória Aguda Grave. Atualmente, também temos 60 pessoas com essa idade internadas em UTI”, disse André Longo à imprensa nessa terça (26). Com as 84 mil doses, a expectativa é imunizar cerca de 71,5 mil idosos com 85 anos ou mais. Com a chegada das vacinas na sede da XI Geres, fica agora a cargo da Prefeitura de Serra Talhada realizar a estratégia de imunização. Sobre isso, André Longo orienta:

“Cada município deve montar a estratégia de acordo com a própria realidade. Todos os municípios têm capacidade para vacinar, mas cabe a cada um decidir se vai adotar drive-thru, busca ativa ou outra estratégia”, disse o secretário estadual de Saúde. Além dos idosos com 85 anos ou mais, a primeira fase do calendário de vacinação engloba trabalhadores de saúde, indígenas em aldeias, deficientes institucionalizados e idosos com 75 anos ou mais. Ao todo, são 666.010 pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Compartilhar nas Redes