Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> SAUDE >> Pernambuco com 31 casos de ‘Flurona’ e coinfecção chega próximo a Serra Talhada

Pernambuco com 31 casos de ‘Flurona’ e coinfecção chega próximo a Serra Talhada

O boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde revela o avanço da chamada coinfecção no estado. Do total de casos de influenza A (H3N2), 31 positivaram tanto para esse vírus quanto para o da Covid-19, sem nenhum óbito ocorrido. Desse total, apenas um caso de coinfecção evoluiu para um quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Trata-se de um homem de 77 anos, do município de Vitória de Santo Antão, que teve o início dos sintomas na segunda quinzena de dezembro de 2021. O mapa também revela que o município de Salgueiro, a 100 quilômetros de Serra Talhada, já há casos da doença.

Os casos de coinfecção, 17 em pessoas do sexo masculino e 14 do feminino, são dos municípios de Abreu e Lima (1), Caruaru (4), Cupira (1), Igarassu (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (1), Recife (16), Salgueiro (2) e Vitória de Santo Antão (1). As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 10 a 19 (2), 20 a 29 (8), 30 a 39 (9), 40 a 49 (3), 50 a 59 (3) e 60 e mais (5).

“Apesar de terem criado agora até um nome para a coinfecção de Covid e influenza, nós sabemos que isto não é algo novo. Os primeiros registros se deram com a introdução da própria Covid-19 ainda em 2020, com notificação de casos em diversos lugares. Como ficamos por um longo tempo sem nenhuma circulação do vírus da influenza, isto ficou até esquecido, mas agora, com esta forte aceleração da contaminação, estamos vendo novos casos. Não há indício, porém, que a coinfecção aumente a gravidade dos casos, porque, ao contrário do que se faz sugerir por vezes, não há um duplo efeito”, disse o secretário de Saúde, André Longo.

Via: Farol