Pernambuco apresenta redução no número de casos de arboviroses

Comparados com os anos anteriores, os números de casos de arboviroses apresentaram uma queda significativa no estado pernambucano. No boletim divulgado nesta terça-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que corresponde ao período de 1º de janeiro a 24 de abril deste ano, foi registrado, por exemplo, a redução de 96,3% dos casos suspeitos de dengue.

Neste ano, até o dia 24 de abril, foram notificados 3.690 casos suspeitos de dengue. Desses, 808 foram confirmados e 981 descartados. No mesmo período de 2016, foram 100.130 casos suspeitos.

Já chikungunya teve 1.233 notificações com 277 casos confirmados e 417 descartados. No ano passado, foram 48.900 notificações. Ou seja, uma diminuição de 97,4% casos suspeitos.

Enquanto isso, o vírus da zika foi o que mais apresentou queda de 2016 para 2017. Neste ano foram 202 casos notificados, nenhum confirmado e 34 descartados. Em 2016, foram 9.861 notificações no mesmo período, o que representa uma redução de 98%.

Em relação aos óbitos por arboviroses, foram 15 notificações, nenhuma confirmação e um descartado neste ano. No ano passado, foram 292 óbitos suspeitos.