No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro de Pernambuco pede ajuda para aumentar estoques

No Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (14). A instituição dessa data teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade de captação de hemoderivados de forma segura. No Grande Recife, a Fundação Hemope alerta que é preciso intensificar a coleta por causa da queda nos estoques, em meio aos festejos juninos.

A diretora da instituição, Ana Fausta de Oliveira, afirmou que a principal carência atualmente é de sangue A positivo e dos tipos sanguíneos negativos. “Precisamos reforçar esses estoques por causa das festas de São João. Temos nessa época mais acidentes e mais queimaduras. Por isso, precisamos da colaboração da população”, afirmou.

Segundo ela, em Pernambuco existe uma hemorrede com sete pontos de coleta. Além disso, a população pode procurar a Fundação Hemope, no Derby, na área central do Recife. O telefone para agendamento é o 0800 811535.

O sangue é um recurso essencial, tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes. Ajuda os pacientes que sofrem de doenças crônicas graves a viver por mais tempo e com mais qualidade, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Ele também é vital para tratar de feridos durante todos os tipos de emergência.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

É necessário ter mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.