Mulher choca ao dizer que faz lavagem na vagina antes de exames e após o sexo

Muitas mulheres se sentem constantemente inseguras a respeito da própria higiene íntima . Assuntos relacionados à região genital feminina ainda são um tabu e a vergonha em falar sobre o tema faz com que muitas não tenham informações adequadas sobre o que é ou não normal acontecer com o corpo. Algumas delas realmente enfrentam problemas, como coceiras ou fluidos anormais, mas outras se incomodam com o odor característico da vagina e chegam até a apelar para produtos como desodorantes e perfumes vaginais.

Porém, uma mulher identificada apenas como “Floraeasy” fez uma postagem na rede social Mumsnet a respeito do ritual particular que faz para “cuidar” da vagina e chocou as outras usuárias do fórum. No post, ela explica que criou uma mistura caseira para “higienizar” a região íntima interna, que leva água morna e gotas de óleo de melaleuca, frequentemente utilizado em produtos de beleza por conter propriedades antissépticas e funcionar bem contra a acne. Ela diz usar a mistura antes de exames ginecológicos que envolvem a coleta de secreções da região e até depois de fazer sexo.

Segundo a usuária, ela se sente refrescada após fazer a lavagem com a mistura. “Para mim, é como dar uma escovada extra nos meus dentes, passar o fio dental e usar um enxaguante bucal antes de ir ao dentista. Apenas uma preparação, sabem?”, comenta ela. Ela afirma que chega até a evitar fazer sexo nos dias que se seguem após o ritual para “ficar limpa” por mais tempo.

Logo, a postagem recebeu uma enxurrada de comentários que, em sua maioria, eram críticas. “O quão diluído você deixa? Meus olhos estão se enchendo de água só de pensar em colocar óleo de melaleuca dentro da vagina!”, diz um deles. Além de outras mulheres, há também comentários de especialistas no post. “Como uma ex-enfermeira que fez um bocado de coletas para exames: por favor, pare de colocar óleo na sua vagina! Você corre risco de prejudicar a mucosa vaginal ”, diz um deles.

Afinal, faz mal?

Além de estudos apontarem que fazer lavagens desse tipo pode estar ligado ao aumento no risco de câncer de ovário, infecções uterninas e até com redução de fertilidade, o uso de substâncias que não tenham pH neutro na região íntima é fortemente contraindicado. De acordo com a ginecologista Mariana Maldonado, o ideal na hora de fazer a higiene íntima é utilizar um sabonete neutro na parte externa da vagina. Desodorantes e lenços perfumados, nem pensar! É importante que a mulher preste atenção no próprio corpo e, caso os fluidos e odores se apresentem de forma fora do habitual, ela deve se consultar com um médico.

Compartilhar nas Redes