Governo de Pernambuco diz que ainda é preciso vacinar contra a gripe mais de 1,5 milhão de pessoas

Um dia antes do Dia D da campanha de imunização contra a influenza, mais conhecida como gripe, mais de 1,5 milhão de pessoas que integram os grupos prioritários ainda não se vacinaram em Pernambuco. A dose protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B e tem um ano de validade. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde o início da campanha, em abril, até a quinta-feira (11), 637.742 pessoas haviam se vacinado, o qu equivale a pouco mais de 27% do grupo preferencial. Dia dedicado à imunização é celebrado no sábado (13).

Em todo o estado, há cerca de cinco mil pontos de vacinação, entre unidades de saúde e postos volantes. Podem tomar a vacina, gratuitamente, pessoas idosas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes ou mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior e profissionais de saúde.

A campanha de vacinação contra a influenza segue até a última sexta-feira de maio (26), em todos os municípios de Pernambuco. Quem tomou a vacina em 2016 e continua no grupo prioritário também deve ser imunizado.

Pessoas com histórico de alergia a ovo ou que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a imunização mediante medidas de segurança. A dose é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática em casos anteriores ou como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram um aumento de 22%, nos primeiros meses de 2107, quando comparados com os do ano passado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 22 de abril, foram 537 registros da doença. Em 2016, houve 439 ocorrências. Faltando dois dias para o Dia D da campanha de vacinação, até o momento, 511.496 pessoas foram imunizadas, de um total de mais de 2,3 milhões de pernambucanos. Ou seja, 21,9% do público alvo.

Dos 537 casos registrados neste ano, 42 foram confirmados para influenza A(H3N2) e quatro para influenza B. Em 2016, foram 439 casos de SRAG, com 56 resultados positivos para influenza A(H1N1) e dois para influenza B. Houve, ainda, uma morte por influenza A não subtipada no ano passado.