Covid-19: Sertão do Pajeú soma mais sete óbitos e total vai a 383

Por André Luis

Após os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta segunda-feira (05.04), a região totaliza 21.878 casos confirmados de Covid-19. Foram mais 162 casos.

Portanto, os números de casos de cada município ficam assim: Serra Talhada, 7.749; Afogados da Ingazeira, 3.502; Tabira 1.974, São José do Egito, 1.635; Carnaíba,  1.156; Flores, 786; Itapetim, 776; Santa Terezinha, 712; Triunfo, 702; Iguaracy, 553; Brejinho, 423; Calumbi, 383; Santa Cruz da Baixa Verde, 360; Solidão, 353; Quixaba, 318; Tuparetama, 310 e Ingazeira, 186 casos confirmados.

Óbitos – A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira confirmou o óbito de um paciente do sexo masculino, 75 anos, aposentado, diabético, faleceu em 02/04 no Hospital Regional Emília Câmara. O mesmo teve acesso a 01 dose da vacina e esperava o tempo para tomar a segunda dose.

Em Serra Talhada foram confirmados três novos óbitos. Duas pacientes do sexo feminino, ambas falecidas em 2 de abril, no Hospital Eduardo Campos. Uma tinha 67 anos, portadora de comorbidades (hipertensão e hipertireoidismo), a outra de 83 anos, também portadora de comorbidade (diabetes). O terceiro óbito foi de um paciente do sexo masculino, 90 anos, portador de comorbidade (hipertensão) e ex-tabagista. Faleceu no dia 29/03/21 no Hospital Eduardo Campos.

A Secretaria de Saúde de Itapetim, confirmou mais um óbito no município por infecção do novo coronavírus. A morte se encontrava em investigação e ocorreu no mês de dezembro de 2020. O paciente do sexo masculino apresentou sinais clínicos compatíveis com SRAG, necessitou de internamento hospitalar com quadro de saúde grave e evoluiu para óbito.

Triunfo confirmou o 23º óbito por covid-19. Trata-se de uma paciente transplantada e pós remissão de câncer. O óbito ocorreu no hospital do câncer em Recife.

A região conta com 383 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (120); Afogados da Ingazeira (44); São José do Egito (27); Flores (27); Carnaíba (23); Triunfo (23); Tabira (22); Santa Terezinha (21); Tuparetama (18); Iguaracy (16); Itapetim (15); Quixaba (10); Santa Cruz da Baixa Verde (6); Brejinho (5); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Recuperados –  A região tem agora no total 21.010 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 96,03% dos casos confirmados. Foram mais 196 curas clínicas.