Conhecido por ser o maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém completa 50 anos em 2017 e já atraiu cerca de 3,8 mihões de pessoas. Encenado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, a peça conta uma parte da história de Jesus Cristo – do anúncio da vinda do filho de Deus até a ressurreição.
A Paixão de Cristo teve origem nas encenações do Drama do Calvário, que era realizado nas ruas de Fazenda Nova entre 1951 e 1962 por intermédio do comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça – pai de Diva Pacheco. “Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar”, destacou Robinson Pacheco, filho do casal e que hoje assumiu a coordenação geral do espetáculo.
Apesar de hoje o espetáculo contar com a participação de artistas conhecidos nacionalmente, no início as encenações eram feitas com os familiares e amigos da família Mendonça. O Drama do Calvário chegou a atrair atores e técnicos do teatro do Recife – foi quando a Paixão de Cristo começou a ganhar notoriedade em Pernambuco.
Todos os anos, o espetáculo atrai por dia uma média de 7 mil espectadores, que seguem em caminhada por cada cenário que há dentro das muralhas de Nova Jerusalém.