Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> REGIONAL >> Apesar de chuvas no Pajeú Governo do Estado decreta estado de emergência por seca

Apesar de chuvas no Pajeú Governo do Estado decreta estado de emergência por seca

Até agora ninguém entendeu a decisão do Governo de Pernambuco de decretar situação de emergência em 16 municípios do Pajeú que estariam sendo afetados pela seca.

O decreto que contempla 54 cidades foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado dia (14). Acontece que os sertanejos festejam bom inverno até o momento em todas as cidades contempladas.

Para se ter uma ideia dos números: Itapetim é a campeã das chuvas de janeiro até agora com 556mm; em seguida Quixaba 508mm e onde menos choveu na região foi em Flores com 237mm.

O decreto faz com que os municípios afetados recebam recursos emergenciais para a redução dos impactos da seca. A situação de emergência é pelo período de 180 dias. Seca que aqui não existe.

Neste fim de semana choveu em Tabira, Carnaíba 86mm e em Afogados da Ingazeira o final de semana foi de muita chuva: no sábado foram registrados 10mm e no domingo mais 81mm, somando 486mm de janeiro até o momento e com área rural com mais de 700mm.

A colheita de feijão já está começando na região. Procurado o governo do estado, ficou de esclarecer a decretação do estado de emergência na manhã de hoje. (Por Anchieta Santos/NJ)

Compartilhar nas redes