Apesar de chuvas no Pajeú Governo do Estado decreta estado de emergência por seca

Até agora ninguém entendeu a decisão do Governo de Pernambuco de decretar situação de emergência em 16 municípios do Pajeú que estariam sendo afetados pela seca.

O decreto que contempla 54 cidades foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado dia (14). Acontece que os sertanejos festejam bom inverno até o momento em todas as cidades contempladas.

Para se ter uma ideia dos números: Itapetim é a campeã das chuvas de janeiro até agora com 556mm; em seguida Quixaba 508mm e onde menos choveu na região foi em Flores com 237mm.

O decreto faz com que os municípios afetados recebam recursos emergenciais para a redução dos impactos da seca. A situação de emergência é pelo período de 180 dias. Seca que aqui não existe.

Neste fim de semana choveu em Tabira, Carnaíba 86mm e em Afogados da Ingazeira o final de semana foi de muita chuva: no sábado foram registrados 10mm e no domingo mais 81mm, somando 486mm de janeiro até o momento e com área rural com mais de 700mm.

A colheita de feijão já está começando na região. Procurado o governo do estado, ficou de esclarecer a decretação do estado de emergência na manhã de hoje. (Por Anchieta Santos/NJ)

Compartilhar nas Redes