Raquel Lyra diz que fará o maior programa de apoio à educação infantil em PE

A pré-candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, participou de entrevista, na manhã desta quarta-feira (6), na Rádio Jornal Caruaru. Durante a conversa, Raquel pontuou alguns dos principais problemas que o Estado vem enfrentando, além de garantir que fará o maior programa de apoio à educação infantil em Pernambuco.

Raquel falou da mudança de perspectiva da realidade de Caruaru e afirmou que Pernambuco também precisa passar por uma grande transformação. “Visitamos mais de 80 municípios, desde agosto do ano passado, ouvindo a população para a criação de um projeto para o Estado, entendendo as necessidades e dores da população”, esclareceu.

De acordo com a pré-candidata, governar é fazer escolhas e que a gestão atual do PSB virou as costas para os municípios. “Pernambuco é um grande canteiro de obras inacabadas e que a cada dois anos são retomadas e nunca são finalizadas. O Hospital da Mulher é um exemplo. Um equipamento que poderia atender cerca de 2 milhões de cidadãos, mas que a obra não evolui. Em Pernambuco não se tem o direito de nascer. No Agreste ou no Sertão, muitas mães precisam passar por uma verdadeira peregrinação para poder ter seus filhos. E muitas vezes buscam os serviços até fora do estado”, exclamou.

Sobre educação, Raquel reforçou a necessidade de investir e garantir a política educacional no estado. “Uma de nossas propostas, que já estamos estudando, é promover o maior programa de apoio à Educação Infantil do Estado. É necessário investir na educação e garantir a qualidade do ensino desde pequeno e seguindo até o fundamental. A educação em Caruaru está em processo de transformação. Saímos de um investimento de R$ 4 milhões, em 2017, e passamos para R$ 70 milhões, no ano passado” reforçou.

A postulante ainda afirmou que, na Capital do Agreste, os investimentos foram feitos nas estruturas das unidades escolares, estudantes e profissionais. “A gente tem conseguido resultados bem positivos e, como sempre digo, é um trabalho que tem começo, meio e fim”, afirmou.

Segurança Pública foi outro tema abordado. De acordo com a tucana, é importante colocar o povo de Pernambuco como prioridade. “O Pacto pela Vida, que funcionava com Eduardo Campos, não existe mais. Caruaru figurava nas páginas policiais do Brasil. Em Pernambuco temos uma tropa que está desmotivada, sem equipamentos e nem mesmo a infraestrutura básica para exercer o trabalho necessário. O caminho para o Estado é algo como o Juntos pela Segurança, programa adotado no município, colocando luzes no problema e garantindo a interlocução entre as forças de segurança de forma estratégica e integrada. O Monte Bom Jesus, em Caruaru, é um exemplo. Antes, ninguém podia subir lá. Hoje, qualquer pessoa pode acessar o local a qualquer hora do dia para contemplar a vista da cidade. Unimos forças, valorizamos o local, os moradores da região ganharam protagonismo e toda cidade saiu ganhando”, finalizou.

Compartilhar nas Redes