Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> POLÍTICA >> PT fecha apoio a Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

PT fecha apoio a Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

Em reunião na tarde desta segunda-feira (4), o PT fechou apoio à candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara.

Em contrapartida, o PT busca uma vaga na direção da Câmara, de preferência o comando da Secretaria-Geral, o segundo mais importante.

Com a adesão do PT, o grupo de apoio a Rossi, comandado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), soma 269 votos, de 11 partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede.

O candidato apoiado por Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), conta com o apoio do PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota, que juntos somam 204 votos.

No entanto, o voto é secreto e podem haver “traições” de ambos os lados na eleição que acontece no dia 2 de fevereiro. Para ser eleito presidente em primeiro turno, são necessários 257 votos, de um total de 513.

O governo de Jair Bolsonaro tem oferecido cargos e liberação de emendas em troca de votos para Lira. A Presidência da Câmara tem o poder de definir a pauta de votações, além de decidir sobre a abertura de processos de impeachment.

 

Compartilhar nas redes