Pesquisa Vox Populi: Lula vence Bolsonaro no primeiro turno de 2022

Nova pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira (21), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (sem partido) no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 caso a disputa ocorresse hoje. De acordo com o levantamento, o petista tem 43% contra 41% de todos os demais candidatos somados, na pesquisa estimulada, sendo 24% do atual presidente. Foi feita também uma pesquisa espontânea, onde os percentuais variam. Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 55% contra 28% de Bolsonaro.

A pergunta do Vox foi “embora as eleições para presidente ainda estejam longe, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”. Na escolha espontânea, Lula aparece com 33%; Jair Bolsonaro, com 19%; e Ciro Gomes (PDT), com 2%. João Amoêdo (Novo), Luciano Huck, Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB), Sérgio Moro, Guilherme Boulos (Psol) empatam com 1%, nesta ordem. A opção “outros” teve 1%; brancos e nulos, 15%; não quiseram ou não souberam responder, 24%.

A amostra nacional é de 2 mil entrevistas, aplicadas em 119 municípios, com estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistados brasileiros de 16 anos ou mais, de forma quantitativa, entre os dias 12 e 16 de maio.

Essa foi a segunda pesquisa a apontar liderança de Lula em 2022 somente esta semana. Um levantamento feito pelo EXAME/IDEIA, realizado após o petista confirmar a sua candidatura para o próximo pleito, apontou que em um eventual segundo turno, o ex-presidente teria 45% das intenções de voto contra 37% de Jair Bolsonaro. No início de 2021, o pernambucano contava com apenas 40% das intenções.

Segundo turno

Segundo a Vox Populi, contra o atual presidente, Lula tem 55% das intenções enquanto Bolsonaro fica com 28%. Brancos e nulos são 14% e 3% não sabem. Com Ciro Gomes, a vantagem é de 52% contra 19%. E diante de Doria, a vitória seria mais tranquila: 56% contra 14%. Nesse caso, o governador paulista tem menos intenções do que a categoria de brancos e nulos (27%).

 

Compartilhar nas Redes