PESQUISA IPESPE: Lula vence todos os cenários de segundo turno

Segundo a pesquisa IPESPE, o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence em todos os cenários no segundo turno das eleições em 2022. Além disso, o petista aparece com larga diferença no primeiro turno. Ao contrário de Jair Bolsonaro (PL) , que aparece derrotado em todas as simulações.

O levantamento foi realizado entre os dias 14 a 16 de dezembro de 2021, com uma amostra nacional de 1.000 entrevistados.

No primeiro cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 53% dos votos, enquanto o atual presidente perderia para 31%. Em caso de segundo turno com o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), o resultado seria: 52% para Lula e 33% para Moro.

Em uma disputa entre Lula (PT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) no segundo turno, o petista venceria por 52% a 22%. Entre Lula e Ciro Gomes (PDT) a conclusão seria: 52% para Lula e 25% para Ciro.

A pesquisa ainda revela que Bolsonaro perderia em todos os cenários de segundo turno, mesmo sem enfrentar Lula. O atual presidente contra Ciro Gomes, perderia por 44% a 33%. Contra Doria, Bolsonaro teria 36% e o tucano, 43%.

O levantamento também indica a intenção geral de votos para presidente. Na pesquisa, Lula lidera a corrida presidencial com 44%, seguido de Jair Bolsonaro (PL), que possui 24%. O terceiro lugar é do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos), com 9% das intenções, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 7%, João Doria (PSDB) 3%. Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) completam a lista com 1%.

Além disso, o IPESPE realizou a avaliação geral do governo atual. Para 54%, o governo está péssimo ou ruim; 24% disseram que está ótimo ou bom e 22% optaram por regular.

Para 46% dos entrevistados, o Congresso Nacional tem uma atuação péssima ou ruim; 39% avaliaram como regular e 9% como ótimo ou bom.

A pesquisa tem uma margem de erro máximo de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

(IG)

Compartilhar nas Redes