Pesquisa Ibope: Bolsonaro chega a 32% e Haddad vai a 23%

A mais recente pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) traz o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, com 32% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT) com 23%, Ciro Gomes (PDT) 10% e Geraldo Alckmin (PSDB) 7%. Marina Silva da Rede se manteve com 4%.

Os principais candidatos oscilaram dentro da margem de erro em comparação à pesquisa Ibope anterior, divulgada nessa segunda-feira (1). Bolsonaro e Haddad subiram um e dois pontos, respectivamente. Ciro e Alckmin perderam um ponto cada um. Veja a preferência dos eleitores para cada candidato:

Jair Bolsonaro (PSL): 32%
Fernando Haddad (PT): 23%
Ciro Gomes (PDT): 10%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 11%
Não sabe/não respondeu: 6%

Em votos válidos, sem considerar os brancos e nulos, o levantamento aponta que a diferença entre os dois primeiros candidatos é de 38% e 28%. Confira:

Jair Bolsonaro (PSL): 38%
Fernando Haddad (PT): 28%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 4%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%

Os números indicam um segundo turno entre os candidatos do PSL e do PT, já que a eleição só é decidida no primeiro turno quando um presidenciável tem 50% mais um dos votos válidos. Nesse cenário, o Ibope aponta um empate técnico: Haddad tem 43% e Bolsonaro com 41%.

O instituto também testou um segundo turno entre Bolsonaro e outros três candidatos. Ciro Gomes é o único que ganha sem empatar tecnicamente, com placar de 46% x 39% . Alckmin tem ligeira vantagem, mas fica empatado tecnicamente com o candidato do PSL, com placar de 41% x 40%. Já Marina perde para o deputado federal de 43% x 39%.

Os dois líderes das pesquisa também lideram a disputa quando o assunto é o índice de rejeição: 42% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 37% em seu principal adversário.

A pesquisa Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 209 municípios, entre os dias 1º e 2 de outubro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pelo Jornal Estado de São Paulo e TV Globo.

 

 

Compartilhar nas Redes