Partido dos Trabalhadores define comandos dos diretórios municipais neste domingo (09)

O PT realiza neste domingo (09), das 9h às 17h, o Processo de Eleições Diretas (PED) municipais. Nelas, os mais de 1,5 milhão de filiados ao partido irão decidir quem fica no comando dos diretórios municipais pelos próximos dois anos, além dos delegados dos congressos que, em maio, discutirão os rumos do partido a nível estadual e, posteriormente, nacional.

Em Pernambuco, onde a legenda possui sete prefeitos, quatro vice-prefeitos e 56 vereadores, são 101.861 mil filiados. No estado serão realizadas eleições em 78 municípios com 101 chapas inscritas.

O presidente do PT Pernambuco, Bruno Ribeiro, incentiva o comparecimento dos filiados: “É importante a participação dos filiados para fortalecer o partido na luta contra o golpe e pela volta de Lula em 2018”. Falando nele, o ex-presidente também deixou a sua mensagem instigando os petistas a irem às urnas neste domingo.

“Sobrevivemos, ganhamos 2006, 2010 e 2014. Queria falar com você, com seu coração e alma. Nunca esse país precisou tanto do PT como agora. Compareça em massa no seu município, vamos fazer um grande encontro municipal, depois um estadual, para um grande nacional, lavando a alma do povo trabalhador desse país”, afirmou.

De acordo com a assessoria do partido, a intenção da mudança na eleição – agora com a presença dos delegados – é uma tentativa de tornar o processo mais democrático, além de fortalecer a militância nas instâncias municipais.

Os filiados devem comparecer aos locais de votação levando um documento com foto para fazer sua votação em três fases: para a chapa de delegados estaduais, presidente municipal e chapa do diretório municipal. No caso de algumas capitais como Recife, há ainda o voto para os diretórios zonais. Na capital pernambucana, nesta eleição interna, 30 escolas deverão funcionar no domingo como local de votação.

A eleição será realizada em mais de 4 mil municípios em todo o Brasil, sendo 909 delas exclusivas aos quadros estaduais. Cerca de 62.748 filiados se apresentaram para concorrer às direções do PT. O voto é secreto e os resultados deverão ser divulgados pelas Comissões Executivas Estaduais até às 12h do dia 11 de abril.

Compartilhar nas Redes