Lula participa de encontro de países latino-americanos e se reúne com Nicolás Maduro nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar nesta sexta-feira (1º) da abertura da 8ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas. Ele vai se reunir de forma bilateral, às margens do fórum, com o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o presidente boliviano Luis Arce.

A cúpula da Celac ocorre sob o contexto de crise entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países. O Brasil é um dos Estados que faz a mediação entre os dois. Questionado, Lula negou que tratou do tema durante a reunião com o presidente guianês, Irfaan Ali, e que tampouco vai falar sobre o assunto com Maduro.

“Não discutimos. Por quê? Não é o momento de discutir. Era uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, investimento. O presidente Irfaan, assim como o presidente Maduro, sabe que o Brasil está disposto a conversar com eles a hora que for necessário, quando for necessário, porque queremos convencer as pessoas de que é possível, através de muito diálogo, a gente encontrar a manutenção da paz”, argumentou.

“O Brasil vai continuar empenhado para que as coisas aconteçam na maior tranquilidade possível. Se em 100 anos não foi possível resolver esse problema, é possível que a gente leve mais algumas décadas. A única coisa que eu tenho certeza é que a violência não resolverá esse problema, criará outros problemas”, acrescentou.

Lula destacou que o assunto não pode ser “esquecido” e que vai trabalhar para que a crise seja motivo de “muita conversa e muito debate”.

Entenda

O impasse pelo domínio do território de Essequibo se agravou depois que a Venezuela celebrou, em 3 de dezembro do ano passado, um referendo no qual mais de 95% dos participantes aprovaram a criação de uma província em Essequibo, um território que representa dois terços da Guiana, e dar nacionalidade venezuelana aos 125 mil habitantes da zona em disputa.

Após a consulta, o ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou a concessão de licenças para extrair petróleo em Essequibo.

No fim de 2023, diante da iminência de uma guerra, o governo brasileiro chegou a reforçar a presença das tropas militares em Roraima. No entanto, Nicolás Maduro e Irfaan Ali se encontraram em dezembro e fizeram um acordo no qual descartaram o uso da força.

No início deste ano, foi realizada uma rodada de diálogo em Brasília, por meio do chanceler Mauro Vieira, com auxílio dos governos de São Vicente e Granadinas — que preside a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) — e de Dominica — que preside a Caricom (Comunidade do Caribe). Os três países têm atuado como principais interlocutores, desde o início da crise, na busca de uma solução pacífica.

Compartilhar nas Redes