Eriberto Medeiros é eleito presidente da Alepe

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), de 52 anos, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quarta-feira (1º). O parlamentar substitui o deputado Guilherme Uchoa (PDT), que morreu no dia 3 de julho deste ano, após seis mandatos consecutivos na presidência do legislativo do estado.

Eriberto Medeiros obteve os votos de 40 dos 49 deputados da Alepe. Edilson Silva (PSOL), que também concorreu à presidência da casa, recebeu um voto. Outros dois parlamentares votaram em branco e seis votaram nulo.

Os mandatos para a mesa diretora da Alepe são bianuais, mas, com o encerramento precoce do mandato anterior, a gestão de Eriberto começa nesta quarta-feira (1º), dia da votação e mesma data da posse, e segue até o dia 31 de janeiro de 2019, uma espécie de mandato-tampão para o biênio 2017-2019.

No primeiro pronunciamento como presidente da Alepe, Eriberto Medeiros falou sobre a emoção de ter sido eleito presidente logo após a administração de Guilherme Uchoa.

A ocasião também foi marcada por agradecimentos do presidente da Alepe. “Mais à frente, temos o sentimento de gratidão, a Cleiton Collins (PP), por assumir interinamente a presidência desta casa, ao meu partido e às bancadas de situação e oposição da Assembleia, além da minha família e meus amigos”, disse Eriberto.

Para disputar a vaga de presidente, Eriberto Medeiros renunciou à vaga de quarto secretário da Alepe. No lugar dele, foi eleito o deputado Álvaro Porto (PTB), único parlamentar a se candidatar ao posto. Ele foi eleito com 40 votos. Houve seis votos nulos e três em branco. O mandato de Porto se estende pelo mesmo período que o do presidente da Alepe.

José Eriberto Medeiros de Oliveira é natural do Recife. Nas eleições de 2014, ele recebeu 52.559 votos, sendo reeleito deputado estadual. Em 2015, ele foi reeleito para o terceiro mandato como quarto-secretário da mesa diretora da Alepe.

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros é titular da Comissão de Finanças, Orçamentos e Tributação e também da Comissão de Assuntos Internacionais, além de suplente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática.

Confira a estrutura legislativa da Alepe

  • Presidente: Eriberto Medeiros (PP)
  • 1º vice-presidente: Cleiton Collins (PP)
  • 2º vice-presidente: Romário Dias (PSB)
  • 1º secretário: Diogo Moraes (PSB)
  • 2º secretário: Vinícius Labanca (PP)
  • 3º secretário: Júlio Cavalcanti (PTB)
  • 4º secretário: Álvaro Porto (PTB)
Compartilhar nas Redes