Clodoaldo oficia Ministério da Saúde sobre superfungo em Pernambuco

Candida Auris, extremamente contagioso, já foi identificado em 6 pacientes do estado

O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV/PE) oficiou o Ministério da Saúde sobre a situação de contaminação do superfungo Candida auris. No documento, o parlamentar pede audiência para tratar do assunto e providências da pasta federal em apoio ao estado.

O fungo, extremamente contagioso e resistente a medicamentos, é responsável por infecções hospitalares que podem levar pacientes à morte. Desde 2020, o Brasil já teve 7 surtos de contaminação do fungo, sendo cinco em Pernambuco e dois na Bahia.

Na janela de uma semana, já foram identificados 6 casos no estado. Todos os pacientes estão internados em hospitais da RMR, entre eles, o Miguel Arraes, Tricentenário e Real Português.

Médico e membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Clodoaldo Magalhães oficiou o Ministério da Saúde. O objetivo é acompanhar o cenário e agir de forma integrada contra o superfungo, que é motivo de alerta em todo o mundo.

“Estamos em alerta e, por meio do Parlamento, estamos acionando o Ministério da Saúde para, que de forma integrada, possamos atuar com o Governo Pernambucano no enfrentamento do problema com agilidade e rigor que o tema exige.  O controle da propagação do fungo é urgente, para evitar danos ainda maiores para os pernambucanos e, por consequência, para toda a sociedade”, afirma o parlamentar.

Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009, no Japão. Há casos registrados em todos os continentes, chegando ao Brasil em 2020. O fungo não traz riscos a pessoas saudáveis, no entanto, pacientes imunossuprimidos ou em internações podem ir à óbito.

“O fungo se espalha silenciosamente nos centros hospitalares, uma vez que é extremamente resistente. Pernambuco tem registrado mais casos que todos os estados do país. Nosso receio é que tenhamos um caos no sistema de saúde”, explica o Parlamentar. No ofício, o deputado pede ainda uma audiência com a ministra Nísia Trindade para tratar do tema com especialistas da pasta.

Compartilhar nas Redes