Clodoaldo indica Gonzaga Patriota para maior honraria legislativa da Câmara dos Deputados

Medalha do Mérito Legislativo, que será entregue em 6 de dezembro, é concedida a figuras de relevante serviços prestados ao legislativo brasileiro

O líder do Partido Verde, Clodoaldo Magalhães (PV/PE), indicou por prerrogativa de cargo, o pernambucano e ex-deputado federal e constituinte, Luiz Gonzaga Patriota (PSB/PE), para receber a Medalha do Mérito Legislativo. A solenidade de entrega acontece no plenário da Câmara dos Deputados, em 6 de dezembro.

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

A indicação de Patriota se dá por biografia irretocável e extenso trabalho em prol do legislativo do povo brasileiro. “Gonzaga Patriota é mais do que merecedor desta honraria, sua trajetória é marcada pelo compromisso com o povo brasileiro e pernambucano. Decano da Casa na última legislatura em que estava investido de mandato, deputado constituinte, autor de inúmeras obras, homem sertanejo de caráter e de retidão, são alguns dos atributos que o fazem apto a receber mais este reconhecimento”, comenta Clodoaldo.

As indicações são feitas por meio das lideranças e órgãos da Casa. Na solenidade, que acontece no próximo dia 6 de dezembro, no Plenário da Câmara dos Deputados, serão laureados outros 34 nomes. Constam na lista ainda outros dois pernambucanos: Geraldo Julio de Mello Filho, ex-prefeito de Recife, e Walber de Moura Agra, Procurador do Estado de Pernambuco.

A solenidade é realizada em sessão especial no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 6 de dezembro, e a entrega é feita pelo Presidente da Câmara e pela Segunda-Secretária.

Mini biografia

Gonzaga Patriota é uma referência na política Pernambucana. Sertanejo, foi deputado constituinte e permaneceu na Câmara dos Deputados até a 56º legislatura, à época sendo o decano da casa. Ao longo de 4 décadas, Gonzaga seguiu ainda na vida acadêmica, tendo se graduado em contabilidade, direito, jornalismo e administração, com mestrado e doutorado em ciência política, administração pública e direito civil.

Deputado Estadual pelo Estado de Pernambuco, de 1983/1987, e ainda Secretário Nacional de Trânsito, no Governo Itamar Franco, de 1993/1994, Patriota desempenhou ainda longa função de diretor-presidente do Clube do Congresso, modernizando a gestão e cuidando do patrimônio dos servidores.

Na Assembléia Nacional Constituinte, 1987/1990, participou da Subcomissão dos Direitos Políticos, dos Direitos Coletivos e Garantias, da Comissão de Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher. Foi Titular da Subcomissão dos Estados e, Suplente da Comissão da Organização do Estado. Na Câmara dos Deputados foi membro efetivo da Mesa Diretora como Suplente de Secretário, 1999/2000 e Primeiro-Suplente de Secretário, 2003/2005.

Como deputado federal, teve destaque nas votações contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos e da Reforma trabalhista, sempre ao lado do povo. Gonzaga Patriota é referência em atuação legislativa, bem como apresenta biografia irretocável, sendo um legítimo representante do povo pernambucano. Por fim, o indicado possui 36 obras publicadas, de temas de discussão legislativa e política, sendo uma referência em assuntos políticos.

Compartilhar nas Redes