Bolsonaro comunica demissão de Ricardo Vélez e anuncia Abraham Weintraub no MEC

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na manhã desta segunda-feira (8) a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez. Este é o segundo ministro demitido no governo Bolsonaro.

Em pouco mais de três meses à frente do ministério, a pasta já teve pelo menos 18 demissões em cargos importantes para o funcionamento interno, entre eles o de secretário-executivo.

Por meio das redes sociais, o presidente ainda indicou o Professor Abraham Weintraub ao cargo. “Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Na sexta-feira, 5, num explícito processo de “fritura pública” do auxiliar, Bolsonaro afirmou que o ministério “não estava dando certo”. “É uma pessoa bacana, honesta, mas está faltando gestão, que é uma coisa importantíssima. Vamos tirar a aliança da mão esquerda e pôr na mão direita ou na gaveta”.

Neste três meses de governo, Vélez perdeu até o apoio de seu “padrinho”, o escritor Olavo de Carvalho, influenciador do bolsonarismo. Olavo afirmou que não iria fazer nada contra Vélez a quem chamou de “traiçoeiro”. “Mas garanto que não vou lamentar se o botarem para fora do ministério”.

Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 8 de abril de 2019

Compartilhar nas Redes