Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> POLÍTICA >> Alepe recebe iluminação especial para celebrar Eslovênia

Alepe recebe iluminação especial para celebrar Eslovênia

O edifício Miguel Arraes, sede do Poder Legislativo Estadual, será iluminado com as cores da bandeira da Eslovênia – branco, azul e vermelho, como forma de homenagear este país amigo de Pernambuco. A ação faz parte das comemorações da independência dessa pequena nação, situada no leste europeu, e foi uma solicitação do 1º Secretário, deputado Clodoaldo Magalhães e do deputado Aluísio Lessa.

“O prédio da Alepe ficará iluminado do dia 25 deste mês até o dia 2 de julho, período das festividades do Dia do Estado, que festeja 30 anos de libertação eslovena e quando o país adotou a Carta Constitucional Básica sobre a Soberania e a Independência da República”, explica Clodoaldo Magalhães.

Em Pernambuco, a Eslovênia conta com consulado no Recife e, através do cônsul Rainier Michael Herbert de Souza, vem buscando estreitar os laços sociais e econômicos com o estado. A relação desse país com Pernambuco tem se intensificado e é fruto de negociações iniciadas nos primeiros meses de 2015.

A inserção eslovena em Pernambuco reforça as relações diplomáticas entre Brasil e Eslovênia, estabelecidas em 1992 e marcadas pela abertura da Embaixada do Brasil em Liubliana, em 2008, e pela abertura da Embaixada da Eslovênia em Brasília, em 2010. Desde então, Recife tem se tornado foco de investimentos eslovenos no Nordeste.

O turismo e as produções culturais do Nordeste brasileiro e do Leste europeu passaram a se fortalecer cada vez mais. Assim como o intercâmbio de produtos e serviços. Itens como açúcar, cachaça, álcool, gesso, artesanato e confecções (vestuário) estão na lista dos mais promissores para o país, europeu.

A prestação de serviços brasileiros para empresas eslovenas, a organização de missões empresariais Pernambuco-Eslovênia e a promoção de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente (Liubliana é a capital-verde da Europa) estão entre as missões a cargo de Rainier Michael, como parte da estratégia do governo esloveno para desenvolver a Economic Diplomacy (diplomacia econômica) entre os países.

Hits: 7

Compartilhar nas redes