Sargento reformado da PM e adolescente são mortos em assalto à barbearia

Um sargento reformado da Polícia Militar, de 56 anos, e um adolescente de 15 anos foram mortos durante um assalto a uma barbearia em Maranguape I, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar, o sargento Paulo Gomes da Silva teria reagido ao assalto, mas a arma falhou.

Ainda segundo a PM, as vítimas estavam esperando serem atendidas quando dois homens armados chegaram no local. Um dos assaltantes entrou no estabelecimento enquanto o outro ficou do lado de fora. Ao todo, havia oito clientes e dois barbeiros no momento do roubo, na segunda-feira (10).

A arma do sargento reformado teria falhado e, então, ele foi baleado. Na ação, o jovem Felipe Ribeiro também foi atingido pelos assaltantes. O ex-PM morreu no local, enquanto o adolescente foi socorrido para o Hospital Miguel Arraes, também em Paulista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Viúva do sargento reformado, Edna Sandra Borges contou, nesta terça-feira (11), que o marido nunca se envolveu em confusão ou desavença ao longo dos seus 36 anos na Polícia Militar. Ele estava há dois anos aposentado.

“Ele frequentava essa barbearia há dez anos. Ao sair de casa, ele se despediu de mim, disse que ia cortar o cabelo e avisou que deixaria pago o corte do nosso filho. Ele nunca se envolveu em confusão. Ele andava com a arma como de costume. Ele não andava porque recebia ameaça”, contou a viúva, quando foi ao Instituto de Medicina Legal (IML) para liberar o corpo.

O primo de Felipe, Abel Guaraci, disse que a família ainda está sem acreditar no que aconteceu. Segundo ele, o jovem era um bom rapaz e sua rotina era escola, igreja e casa.

“Meu primo sai para cortar o cabelo e nunca mais volta. Essa foi a primeira vez que foi sozinho cortar o cabelo. Ele ia sempre com o pai. Paulista está largada e não tem policiamento. Só quem vive aqui sabe como está essa situação. É uma sensação de violência e descaso”, lamentou.

O velório de Paulo Gomes da Silva acontecerá no Cemitério de Paulista. O enterro está previsto para acontecer às 16h no mesmo local. Felipe será velado e enterrado no mesmo local, às 15h30.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que “a segurança do bairro de Maranguape 1 é feita pelo 17º BPM, que conta com guarnições próprias e o apoio da equipe da Rocrop [Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa], da Radiopatrulha, e do GATI [Grupo de Apoio Tático Itinerante], em operações seletivas”. O texto destaca também que o “Serviço de Inteligência da PMPE e equipe do Malhas da Lei também trabalham na região”.

Com relação aos dias de maiores eventos, “são feitas operações extraordinárias nos locais onde ocorrem maiores índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs”, segundo a PM. A nota finaliza ressaltando que o “Batalhão oferece à comunidade o número 3181-3306 para o recebimento de denúncias que possam ajudar o combate à criminalidade”. O texto não traz informações sobre a prisão dos suspeitos. (G1)