Serra Talhada é o município pernambucano com mais pontos de risco para a prática de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais que cortam Pernambuco. Isso é o que aponta cartilha do Projeto Mapear, referente ao biênio 2023-2024, que reúne as principais informações do trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.
Realizado em conjunto com a Childhood Brasil, organização social sem fins lucrativos, o projeto mapeou pontos de risco em todo o Brasil. Em Pernambuco foram constatados 812 pontos, sendo 70 em Serra Talhada.
Gravatá aparece em 2° lugar, com 52 pontos, e Petrolândia ocupa a 3ª posição, com 43. No Sertão, as BRs 232 e 316 concentram a maior quantidade de trechos com potencial para a ocorrência de exploração sexual infantojuvenil.
Segundo a PRF, os locais de maior vulnerabilidade em Pernambuco são postos de combustíveis (316), bares (139), pontos de alimentação (122) e estabelecimentos de hospedagem (84). Além de Serra Talhada, Gravatá e Petrolândia, também ocupam as primeiras colocações no ranking de pontos mapeados, os municípios de Garanhuns (35) e Bezerros (34).
Desde 2003 a PRF faz mapeamento nas estradas federais, no intuito de identificar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.