Página Inicial >> ASSESSORIA DE IMPRENSA >> INTERNACIONAL >> Brasileiro de seis anos vence concurso da Nasa sobre colonização espacial

Brasileiro de seis anos vence concurso da Nasa sobre colonização espacial

Desde 1994, Agência Espacial Norte-Americana realiza o concurso Nasa Ames Space Settlement, através do Centro Ames de Pesquisa – um de seus órgãos, localizado na Califórnia. Voltado para crianças e adolescentes de todo o mundo, com até 18 anos, o projeto tem várias categorias, individuais e em grupo, e tem a intenção de estimular seus participantes a pensar o futuro da humanidade no espaço. E neste ano de 2017, o Brasil teve seu primeiro vencedor: o paulista João Paulo Guerra Barrera. Ele tem seis anos de idade.

João foi vencedor na categoria Mérito Literário, na qual poderiam participar competidores de todas as idades. Ele ficou em empate técnico com a indiana Nanitha Varma, autora do poema My Quest (Minha Busca). O trabalho de João foi um jogo de computador – que ele mesmo programou sozinho – chamado Sonic World Space Settlement, baseado em um livro bilingue chamado No Mundo da Lua e dos Planetas/In the World of the Moon and the Planets – que também foi escrito por ele, no ano passado.

O concurso, que tem ao todo 211 categorias, conta com a participação de brasileiros desde 2011. E este ano, que foi o mais acirrado, com 1500 trabalhos inscritos, o Brasil teve o seu melhor resultado: além da vitória de João, o terceiro lugar na categoria para alunos do último ano do Ensino Médio foi concedido a um grupo do Instituto Nossa Senhora da Piedade (RJ). O Brasil recebeu ainda três menções honrosas, duas individuais e uma em grupo, para estudantes também residentes no estado de São Paulo. Ao todo, foram cinco medalhas – o que garantiu ao país o quarto lugar no quadro geral.

E se parece pouco diante das 138 conquistadas pela Índia, grande vencedora, o blog Mensageiro Sideral salienta que ficamos a frente de países de longa tradição na pesquisa espacial, como Japão, China, Canadá e Rússia.

Compartilhar nas redes